Organização da Tabela Periódica

Como já disse, a tabela periódica está dividida em diferentes famílias. Nesta publicação vou falar sobre as principais.

GRUPO 1 - METAIS ALCALINOS (ex: sódio e potássio)

Os metais alcalinos são moles, maleáveis, têm brilho metálico (quando a superfície foi recentemente cortada), são bons condutores da corrente elétrica e têm propriedades químicas semelhantes. Quando são colocados em água com solução alcoólica de fenoftaleína dissolvida, a água fica rosa carmim (por ser básico).

Estes átomos transformam-se facilmente em iões monopositivos, pois apenas possuem 1 eletrão de valência.

A sua reatividade aumenta ao longo do grupo: quanto maior for o átomo de um metal alcalino, mais facilmente perde o eletrão de valência, ou seja, é mais reativo; quanto menor for o átomo de um metal alcalino, menos facilmente perde o eletrão de valência, ou seja, é menos reativo.


 
GRUPO 2 - METAIS ALCALINO-TERROSOS (ex:magnésio e cálcio)

Os metais alcalino-terrosos são moles, maleáveis, têm brilho metálico (quando a superfície foi recentemente cortada), são bons condutores do calor e da eletricidade e têm propriedades químicas semelhantes. Quando são colocados em água com solução alcoólica de fenoftaleína dissolvida, a água fica rosa carmim (por ser básico).
 
Estes átomos transformam-se facilmente em iões dipositivos, pois possuem 2 eletrões de valência.
 
 A sua reatividade aumenta ao longo do grupo: quanto maior for o átomo de um metal alcalino-terroso, mais facilmente perde o eletrão de valência, ou seja, é mais reativo; quanto menor for o átomo de um metal alcalino-terroso, menos facilmente perde o eletrão de valência, ou seja, é menos reativo.

GRUPO 17 - HALOGÉNEOS (ex: flúor e iodo)

Os halogéneos são substãncias elementares formadas por moléculas diatómicas (têm tendência a ligar-se). Têm aspetos muito diferentes, têm propriedades semelhantes e dissolvem-se melhor em solventes orgânicos.

Estas substâncias transformam-se facilmente em iões mononegativos, pois possuem 7 eletrões de valência.

A sua reatividade diminui ao longo do grupo: quanto maior for o átomo de um halogéneo, menos facilmente ganha o eletrão, ou seja, é menos reativo; quanto menor for o átomo de um halogéneo, mais facilmente ganhar o eletrão, ou seja, é mais reativo.



GRUPO 18 - GASES NOBRES (ex: hélio e néon)


Os gases nobres são substâncias elementares gasosas (à temperatura ambiente). Muitas dessas substâncias têm grande aplicabilidade.

As substâncias deste grupo não têm praticamente reatividade (são estáveis), pois não têm eletrões de valência, ou seja, têm o último nível de energia completo.



 
LANTANÍDEOS

Os lantanídeos são os elementos químicos que têm propriedades químicas semelhantes ao lântanio (La).


 
ACTINÍDEOS

Os actinídeos são os elementos químicos que têm propriedades químicas semelhantes ao actínio (Ac).

Sem comentários:

Enviar um comentário