Elemento Químico de Dezembro: Berquélio

A partir deste mês irei fazer mensalmente uma publicação sobre um elemento químico da Tabela Periódica não muito conhecido.
---------------------------------------------------------------------------------------
O berquélio é um elemento químico com número atómico 97, representa-se com o símbolo "Bk", tem uma massa atómica de 247,0703 u e na Tabela Periódica pertence à família dos Actinídeos. É um elemento químico sólidometálico, sintético (não é natural) e transuranídeo (possui um número atómico superior a 92).
O berquélio tem 19 isótopos radioativos, mas apenas 3 deles são estáveis (Bk-247, Bk-248 e Bk-249), ou seja, os outros têm muito pouco tempo de vida.
Oxida-se facilmente no ar a temperaturas elevadas, em contacto com oxigénio, vapor e ácidos. É possível que a sua cor seja o prateado metálico.

Ficheiro:Berkelium metal.jpg

O seu manuseamento tem que ser feito com muito cuidado pois acumula-se no tecido ósseo (como todos os outros actinídeos).
Atualmente não tem nenhuma aplicação a não ser de pesquisa científica.

HISTÓRIA

Ficheiro:Berkeley glade afternoon.jpgO elemento químico berquélio foi sintetizado pela primeira vez por Glenn T. Seaborg, Albert Ghiorso, Stanley G. Thompson, e Kenneth Street, Jr na Universidade da Califórnia em Berkeley (daí o nome berquélio), em dezembro de 1949. Estes cientistas bombardearam o elemento químico amerício com partículas alfa (diminuição da radioatividade) para o obterem.
Em 1962 foi produzida pela primeira vez uma quantidade visível do composto puro de berquélio.

Sem comentários:

Enviar um comentário