Elemento Químico de Março: Túlio

O túlio é um elemento químico com número atómico 69, representa-se com o símbolo "Tm", tem uma massa atómica de 168,9 u e na Tabela Periódica pertence ao grupo dos lantanídeos. É um elemento químico sólidometálico e é mole e maleável (pode ser cortado com uma faca).



O túlio tem 32 isótopos (os seus números de massa variam entre 146 e 177) mas apenas um deles é estável.

A sua cor é cinza-prateado e tem brilho. Apenas apresenta resistência à corrosão se o ar não tiver uma grande quantidade de humidade.


Ficheiro:Thulium sublimed dendritic and 1cm3 cube.jpg

O seu manuseamento tem que ser feito com muito cuidado pois além de ser tóxico, o seu pó metálico pode entrar em combustão e tornar-se explosivo.


As suas principais aplicações são:
- produção de lasers;
- fonte de radiação em dispositivos portáteis de raios-x;
- materiais magnéticos em microondas.

Devido ao seu elevado custo, o seu uso comercial é baixo.


O túlio é um metal muito raro e pode ser encontrado em areias de rios ou extraído em pequenas quantidades de outros metais semelhantes.

HISTÓRIA


Em 1879, o químico sueco Per Teodore Cleve estava a procurar impurezas em diferentes elementos metálicos, e ao tirar todos os contaminadores, descobriu duas novas substâncias: uma era o óxido de hólmio e a outra era o óxido de túlio.

O nome "Túlio" teve origem na palavra "Thule" que foi um nome romano antigo de um país situado na Escandinávia.


2 comentários:

  1. Oi André, tudo bom? Meu nome é Nathália sou brasileira, formada em física e atualmente faço mestrado na área de polímeros. Estou passando pra fizer que seu blog é uma gracinha e que adorei todo conteúdo visto por aqui. Continue sempre a fazê-lo, a ciência é um mundo encantador!
    Parabéns pela iniciativa!
    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Nathália! :) Sinto-me muito feliz por o meu blog ser visto fora de Portugal e além disso gostarem dele. A iniciativa foi da minha professora e agora pode-se ver que foi muito boa. Espero que as pessoas continuem a gostar! :D

      Eliminar